sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O que é o CRECIEM?

As ações do CRECIEM originam-se de projetos idealizados, em desenvolvimento ou já desenvolvidos por professores e é vinculado à Coordenação de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.
Trata-se de uma proposta de trabalho colaborativo, envolvendo técnicos pedagógicos, professores e alunos com o objetivo de apoiar as escolas para práticas pedagógicas com uso de objetos de aprendizagem e demonstração de questões teóricas, experimentos e iniciativas inovadoras na área de Ciências da Natureza e Matemática.
O Centro apoia, subsidia, dissemina e divulga experiências inovadoras, práticas e viáveis, oferecendo oportunidades de troca de experiências com ênfase na criatividade, na experimentação e na multidisciplinaridade.
As atividades de interação podem ocorrer no CRECIEM, nas Unidades Escolares, nos espaços organizados pelas Subsecretarias ou, virtualmente, por Rede Colaborativa.

Espaços de Interação do CRECIEM

A interação é um dos princípios fundamentais deste Centro. Assim sendo, o CRECIEM organizou uma Rede Colaborativa para discutir, por meio da Plataforma e-Proinfo e de suas ferramentas Fórum, E-mail, Biblioteca, temáticas propostas pelo Grupo de Estudos que reúne professores do Centro, da Coordenação do Ensino Médio e demais interessados.
Com a intenção de estabelecer um diálogo com escolas parceiras, com as quais desenvolvem-se projetos afins, com subsecretarias e escolas que foram atendidas com ações do Projeto para Gostar de Ciências e, assim como, com possíveis interessados em informações, o CRECIEM criou este Blog como ferramenta importante para estabelecer um contato mais direto com todos aqueles que atuam como professores de Matemática, Física, Biologia e Química, e demais interessados.

Interajam

A missão fundamental do ensino secundário é de permitir às jovens gerações que afrontem os problemas de suas vidas no nível pessoal, como cidadão de sua pátria e da terra.
Nesse sentido, nosso ensino deve tratar os problemas globais e fundamentais de nossas vidas e da nossa época, que necessitam da cooperação dos saberes disciplinares que no entanto ainda permanecem separados uns dos outros.
É fundamental desenvolver cooperações interdisciplinares entre professores para que os alunos se conscientizem dos problemas fundamentais e globais.
É fundamental ensinar não somente os conhecimentos, mas também que o conhecimento corre sempre o risco do erro ou da ilusão.
É fundamental ensinar não somente o humanismo, mas também aquilo que o ser humano é na sua tríplice natureza: biológica, individual e social.
É fundamental ensinar a compreensão humana, pois é somente a partir dela que as solidariedades e as comunidades se sustentam.
É fundamental que se ensinem os problemas de globalização planetária vitais para cada um e para todos de nossa época.
É fundamental ensinar a afrontar as incertezas as quais se agravam no decorrer do século XXI para nós mesmos, para nossas sociedades e para nossa humanidade.
É igualmente fundamental promover um ensino que ajude a refletir sobre os problemas de civilização, que afetam nossas vidas cotidianas: as relações familiares, a cultura juvenil, a vida urbana (com as megalópoles), as relações cidade – campo (os problemas de humanização das sociedade e de revitalização do campo), a educação para o consumo, a educação para as férias, a educação para os “media”, o individualismo e as solidariedade.

Edgar Morin
Escola SESC de Ensino Médio, Jan/2010