quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CRECIEM e futuros Tutores da Gerência Pedagógica

No dia 07 de agosto de 2012, os professores Leonardo Dantas, Sandra Faria e Flailton Ribeiro, representantes da equipe do Centro de Referência para o Ensino de Ciências e Matemática-CRECIEM, realizaram uma exposição das atividades desenvolvidas pelo Centro no auditório da Superintendência de Ensino Médio para os futuros Tutores da Gerência de Tutoria Pedagógica – NUOP. 
O CRECIEM trabalha com educadores e educandos, enquanto veículo de difusão científica e cultural tendo por objetivo divulgar trabalhos e experiências que contribuam para o conhecimento teórico e prático das diversas áreas do conhecimento através da interdisciplinaridade. 
O professor Leonardo Dantas demonstrou na prática alguns experimentos de Física, na área de eletromagnetismo e termologia. O professor Flailton expôs trabalhos interdisciplinares construídos pelos alunos, em que Matemática e Arte se interligam. Esses trabalhos permitem a utilização de materiais simples e reutilizáveis para produção de mosaicos, fractais, Tangran, jogos etc. 
Os professores explicaram ainda como é realizado o trabalho do CRECIEM, exemplificando os vários projetos de responsabilidade do Centro, tais como: Feira de Ciências, Robótica, Olimpíadas dos Jogos Matemáticos, entre outros. Todas essas atividades são desenvolvidas com a participação dos professores e alunos de diversas Unidades Educacionais estaduais, tendo como objetivo principal suscitar a reflexão acerca da pesquisa, produção de conhecimento e sua adequabilidade à prática escolar. 







Texto por: Professora Claudine Veríssimo - Coordenadora Pedagógica do CRECIEM.