sexta-feira, 25 de março de 2011

Últimas Notícias

No mês de junho equipes do Centro desenvolveram, nas cidades de Formosa, Goiânia e Rubiataba, o Projeto Para Gostar de Ciências em suas respectivas subsecretarias, conforme calendário acima.

Integrantes do Centro foram à Paróquia Sagrada Família ministrar, a convite da mesma, oficina de Matemática sobre Tangran. Essa oficina, ocorrida no dia 29/04,foi realizada com a equipe de professores da Creche Comunidade Coruja. Uma segunda etapa dessa oficina ocorrerá, também, no dia 13/04, sexta-feira.

Dia 28/04, quinta-feira, o Profº Dante Barone (UFRGS) reuniu-se com o Profº Fernando (SEE) e com a Profª Lydia (CRECIEM) para redefinirem e planejarem ações a serem desenvolvidas ainda este ano pelo Projeto Robótica.

Ocorreu, nos dias 07, 08 e 09 de abril, o primeiro encontro da Segunda Etapa do Projeto Roboteka – Robótica Educacional realizado no C. E. Murilo Braga. Nesse momento, professores e alunos participaram de aulas sobre programação da LEGO Mindistorns e socializaram seus novos projetos de robôs.

Em visita ao C. E. Jardim América, no dia 31/03, o Centro firmou parceria com a escola para que haja interações entre os professores, a equipe do centro e áreas de Física, Biologia, Matemática e Química, e a partir delas, elaborar e subsidiar projetos pedagógicos afins.

No dia 31/03, a equipe do Centro foi ao C. E. Pré-Universitário para realizar a 1ª Etapa do Projeto Constituição do Laboratório de Matemática.

Ano Internacional da Química

O ano de 2011 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional da Química (AIQ-2011). Para marcar a celebração no Brasil foi criado um grande projeto nacional com o apoio de órgãos governamentais, entidades representativas da Química em todo País e do setor industrial. A ideia é comemorar as grandes descobertas da Química e seus avanços científicos e tecnológicos, cujos benefícios são presenciados nos dias de hoje.

Uma das ações do Ano Internacional da Química-2011 é a exposição comemorativa "A Química no cotidiano", elaborada pelo Museu da Vida-Fiocruz/Sociedade Brasileira de Química (SBQ) com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A exposição deverá ser sediada por cada uma das secretarias regionais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).