quinta-feira, 3 de março de 2011

Grupo de Estudos

Dentre as ações fomentadas pelo Centro, realizamos desde 2009 um Grupo de Estudos que objetiva estudar e discutir textos sobre temas que têm relação com as propostas do Centro. Desde a etapa da elaboração da proposta, foram estudados textos que abordam as seguintes temáticas e assuntos:

1- Marcos legais referentes à Educação Básica: Constituição , LDB, Pareceres do CNE;

2- Orientações Curriculares – PCN do Ensino fundamental, do Ensino Médio e PCN+; PROJETO Escola Jovem. NOVOS CAMINHOS: quem ensina não tem medo de aprender;

3- Referenciais da UNESCO;

4- Documentos sobre Reestruturação Curricular do Ensino Fundamental, da Ressignificação do Ensino Médio e Matriz de Referência para o ENEM 2009;

5- Textos críticos sobre Currículo, Reformas e Propostas:
FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria. Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.


6- Interdisciplinaridade (conceitos de multi, inter e transdisciplinaridade) e Contextualização:

 MORIN, E. Ciência com Consciência – 11ª Ed. RJ: Bertrand Brasil, 2008.

 MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita – 12ª Ed. RJ: Bertrand Brasil, 2006.

 Tese: COMPETÊNCIAS, INTERSDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: dos PCN a uma compreensão para o ensino das ciências. Elio Carlos Ricardo. 2007.

 Artigo: Interdisciplinaridade e práxis pedagógica emancipadora. Lucídio B.; Ari P. J.

7- Aprendizagem;