sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Interajam

A missão fundamental do ensino secundário é de permitir às jovens gerações que afrontem os problemas de suas vidas no nível pessoal, como cidadão de sua pátria e da terra.
Nesse sentido, nosso ensino deve tratar os problemas globais e fundamentais de nossas vidas e da nossa época, que necessitam da cooperação dos saberes disciplinares que no entanto ainda permanecem separados uns dos outros.
É fundamental desenvolver cooperações interdisciplinares entre professores para que os alunos se conscientizem dos problemas fundamentais e globais.
É fundamental ensinar não somente os conhecimentos, mas também que o conhecimento corre sempre o risco do erro ou da ilusão.
É fundamental ensinar não somente o humanismo, mas também aquilo que o ser humano é na sua tríplice natureza: biológica, individual e social.
É fundamental ensinar a compreensão humana, pois é somente a partir dela que as solidariedades e as comunidades se sustentam.
É fundamental que se ensinem os problemas de globalização planetária vitais para cada um e para todos de nossa época.
É fundamental ensinar a afrontar as incertezas as quais se agravam no decorrer do século XXI para nós mesmos, para nossas sociedades e para nossa humanidade.
É igualmente fundamental promover um ensino que ajude a refletir sobre os problemas de civilização, que afetam nossas vidas cotidianas: as relações familiares, a cultura juvenil, a vida urbana (com as megalópoles), as relações cidade – campo (os problemas de humanização das sociedade e de revitalização do campo), a educação para o consumo, a educação para as férias, a educação para os “media”, o individualismo e as solidariedade.

Edgar Morin
Escola SESC de Ensino Médio, Jan/2010

3 comentários:

  1. Gostaia de saber como fazer para que o CRECIEM ministre uma oficina, com o material dourado, para os alunos do curso de matemática da UnUCET UEG, em Anápolis?

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?!
    Desculpe pela demora do retorno da mensagem.
    A professora responsável pelas oficinas´chama-se Elizete.Contate-nos por e-mail ou por telefone. os contatos estão na página do blog.
    Será um prazer poder ajudá-lo.
    Abraços!

    ResponderExcluir